Janeiro Branco.

Resultado de imagem para janeiro branco

Olá terráqueos, voltei mais uma vez. 🙂

Dessa vez, venho falar sobre o projeto Janeiro Branco, O que é? Quais os objetivos? Qual é a sua finalidade? Continuem lendo, pois iremos juntos entender o que é esse projeto. 🙂

Como surgiu o projeto?

O “Janeiro Branco” é uma campanha de conscientização em favor da saúde mental, criada em 2014, em Minas Gerais, por psicólogos e psiquiatras, e que hoje cresce em todo o País. A exemplo de outras campanhas, como o “Novembro Azul” e o “Dezembro Laranja”,  a iniciativa pretende introduzir uma nova temática na agenda nacional, destacando a saúde mental como condição necessária à vida moderna.

Atualmente, vivemos um aumento expressivo nos casos de violência no trânsito, drogadição, consumismo desenfreado, suicídio, intolerância ao outro e/ou às situações – o que pode levar a um desequilíbrio emocional que resulta em transtornos de humor, estresse elevado, abuso de drogas e psicofármacos, bem como outros transtornos psíquicos.

Para muitos psicólogos behavioristas radicais, o termo “Mente” deve ter irritado um pouco. Mas, devemos pensar que a causa e os resultados dela em si, são mais importantes do que os termos utilizados. 🙂  O janeiro Branco, propõe uma série de palestras,  debates, fóruns, caminhadas e ações sociais em prol de trazer uma conscientização para a população de que deve-se procurar um psicólogo e cuidar mais de sua saúde tanto física, quanto psicológica e em todas as suas formas. E em Goiânia isso não foi diferente, teve-se palestas, caminhadas em parques, grupos de incentivo a busca de ajuda e esclarecimento do projeto.

Resultado de imagem para janeiro branco tumblr

Quais os objetivos? by: Janeiro Branco.

1 – Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas do mundo reflitam, debatam e planejem ações em prol da Saúde Mental e da Felicidade em suas vidas ao longo de todo o ano;

2 – Chamar a atenção de todo mundo para o tema da Saúde Mental nas vidas das pessoas;

3 – Aproveitar o início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para serem verdadeiramente felizes;

4 – Chamar a atenção das pessoas para pensarem a respeito do que precisam mudar em suas vidas para serem, realmente, felizes;

5 – Mostrar às pessoas que sempre é possível o fechamento e a abertura de novos ciclos em busca da Felicidade em suas vidas – afinal, ano novo, vida nova, mente nova!

Porque é tão importante essa campanha?

Os transtornos mentais são um problema atual que afetam pessoas de todas as idades, culturas e perfis socioeconômicos. Estudos apontam que cerca de 20% da população mundial terá um problema ou distúrbio mental, em algum momento da vida. A depressão, por exemplo, já é considerada o mal do século e o segundo maior problema de saúde pública, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).  😦  E esse ano, a OMS definiu que o foco é a prevenção e o combate a depressão, o que a torna prioridade na lista de todos os profissionais da saúde e principalmente o profissional psicólogo.

Resultado de imagem para oms depressão

Quais são os fatores da depressão? 

Resultado de imagem para oms depressão

Quais os aspectos neuropsicológicos/cognitivos da depressão? 

Imagem relacionada

A depressão pode causar alterações cognitivas. Com a investigação de suas alterações em meio clínico, não se sabe tudo sobre a mesma. Observa-se uma dificuldade no desempenho cognitivo de pessoas com depressão, desta forma é importante reconhecer o perfil cognitivo tanto quantitativo quanto qualitativo da depressão e tentar traçar a partir daí a sua neuroanatomia funcional e reconhecer seus subtipos (unipolar, bipolar, primária ou secundária).

“Na avaliação neuropsicológica de pacientes deprimidos, os domínios cognitivos mais comumente afetados são: evocação após intervalo de tempo, aquisição da memória, atenção, concentração, flexibilidade cognitiva e abstração(Zakzanis, Leach e Kaplan, 1999). Entretanto, é importante ressaltar que nem todos os pacientes deprimidos apresentam estes deficits. Estudos demonstraram que os deficits de memória associados à depressão são similares aos de pacientes com disfunção subcortical (por exemplo, doença de Hungtington) (Laks et al, 1999). Bieliauskas (1993) demonstrou que os deficits de memória estão diretamente relacionados à depressão em idosos, principalmente em pacientes com história crônica e recorrente de episódios de depressão. Basso e Bornstein (1999) demonstraram que os pacientes com Transtorno Depressivo Maior com episódios recorrentes apresentam maior probabilidade de ter deficits cognitivos do que aqueles que apresentam episódio único”. (Alterações neuropsicológicas associadas à depressão de Patrícia Porto1; Marcia Hermolin2,3; Paula Ventura4) .

Por isso, a campanha promovida pelo Janeiro Branco é mais que importante, é essencial para uma mudança em um sistema de crenças de uma sociedade brasileira, a qual acredita que o tratamento psicológico é somente para pessoas julgadas/estigmatizadas como “doidas” de forma irracional.

Então, vamos ajudar a crescer esse projeto!!! Siga Janeiro Branco nas redes sociais, compartilhe mais sobre o projeto e vamos lá!!! Juntos, todos vamos nos prevenir e cuidar da nossa saúde mental!!!  ❤ ❤

Resultado de imagem para janeiro branco frases

Quando devemos procurar atendimento psicológico?

A Psicoterapia pode ser procurada quando se sente um sofrimento persistente não conseguindo solução para seus problemas ou quando a pessoa passa por um processo complicado de mudança, ou quando a pessoa não se sente satisfeita com o andamento de sua vida e precisa de um espaço para repensar suas escolhas, quando não consegue ter influência sobre uma emoção, comportamento ou pensamento que interfere em sua vida de uma forma negativa, quando há de uma forma persistente falta de prazer e perspectiva na vida, quando problemas de relacionamento com diferentes pessoas se tornam comum,  para tratar a dor prolongada relacionada ao luto, para tratar conflitos duráveis que gerem sofrimento, tratar problemas emocionais ligados a dificuldades sexuais e como forma de autoconhecimento e crescimento pessoal.

“A Psicoterapia tem como função o encontro da pessoa com ela mesma, pois é através deste encontro que é possível realizar mudanças”.

Vamos realizar mudanças? Eu já aderi ao projeto Janeiro Branco, espero que você caro leitor, faça o mesmo. #vamosnosautoconhecermelhor.

Muito obrigada por ler e até o próximo post!  🙂

Resultado de imagem para janeiro branco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s